Irrespondível Questão Número 4

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“Quem deve condenar? É Cristo Jesus, que morreu, sim, que ressuscitou, que está à direita de Deus, que realmente intercede por nós.” Romanos 8:34, NRSV.

Este versículo está relacionado a Romanos 8:33, que perguntava quem intentaria qualquer acusação contra os eleitos de Deus. E como acontece com essa pergunta, a resposta é que embora muitos desejem condenar, ninguém será capaz de fazer suas acusações persistirem.

Por quê? Porque, diz Paulo, Cristo está do nosso lado. E lembre-se de que Cristo nos disse enquanto estava na terra que “o Pai a ninguém julga, mas confiou ao Filho todo o julgamento” (João 5:22). Assim, embora “todos devemos comparecer perante o tribunal de Cristo” para responder por nossas vidas (2 Coríntios 5:10), os cristãos (aqueles que têm uma relação de fé contínua com Deus por meio de Jesus) não têm absolutamente nada a temer.

Por quê? Porque Ele (1) morreu por eles, (2) ressuscitou dos mortos, (3) está sentado à direita de Deus e (4) está atualmente intercedendo pelos cristãos como seu sumo sacerdote celestial.

Vejamos cada um desses quatro motivos. Primeiro, Cristo morreu pelos mesmos pecados que, de outra forma, condenariam os cristãos. Como Paulo observou aos coríntios, Ele foi feito “pecado que não conheceu pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus” (2 Coríntios 5:21, RSV). Cristo deu Sua vida pelos pecados de Seus seguidores. Como resultado, “agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus” (Rom. 8: 1, RSV). Ele não se virará e pronunciará julgamento contra Seus seguidores pelos próprios pecados pelos quais Ele morreu. Ele absorveu a penalidade por aqueles que estão “nEle”.

Em segundo lugar, Cristo não apenas morreu pelos cristãos, mas também “ressuscitou”. Observe que o “ressuscitou” é um verbo passivo, simbolizando não apenas que Ele ressuscitou, mas que o Pai O ressuscitou como uma demonstração da aceitabilidade de Seu sacrifício.

Terceiro, Cristo está “à destra de Deus”, o lugar de honra na esfera celestial. E quarto, Cristo intercede por nós. Ele é nosso sumo sacerdote celestial, “também capaz de salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, visto que vive sempre para interceder por eles” (Hebreus 7:25).

Se o juiz estiver do nosso lado, não há como cairmos sob condenação. Estamos seguros em Jesus.

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *