Irrespondível Questão Número 5

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

Quem nos separará do amor de Cristo? Deve tribulação, ou angústia, ou perseguição, ameaça, ou nudez, ou perigo, ou espada? Romanos 8:35.

A primeira metade  da canção de triunfo que começou no versículo 31 demonstrou a impossibilidade de qualquer acusação contra o crente ser sustentada diante de Deus. Com a passagem de hoje, passamos para quatro versículos que tratam da impossibilidade de um cristão ser separado do amor de Cristo.

Com sua quinta pergunta sem resposta, o apóstolo sugere sete candidatos que podem criar tal abismo. Os três primeiros – problemas, dificuldades e perseguição (NVI) – parecem denotar as pressões e angústias produzidas por cristãos simplesmente vivendo em um mundo ímpio e hostil.

Os próximos dois, fome e nudez, representam necessidades materiais essenciais. Qualquer falta nesse sentido pode ter levantado questões sobre o cuidado de Deus nas mentes dos crentes, visto que o Sermão da Montanha (ver Mateus 6: 25-34) parecia prometer ambas as necessidades a todos os filhos de Deus.

Paulo conclui sua lista de coisas possíveis que podem separar os cristãos do amor de Cristo com ameaças físicas – perigo (ou ameaça) e espada, incluindo o risco de morte.

Os sete candidatos do apóstolo dificilmente eram de interesse acadêmico para seus primeiros leitores. Paulo mesmo suportou os primeiros seis anos e, em um futuro não muito distante, sofreria com a espada quando as autoridades romanas o condenassem à morte por causa de sua fé. Os cristãos romanos para quem ele estava escrevendo sem dúvida compartilhavam problemas semelhantes e fariam isso ainda mais no futuro reinado de Nero, quando alguns deles queimariam como tochas vivas para o entretenimento sádico do imperador e seus convidados.

Mas nenhum desses problemas pode separar um cristão do amor de Cristo ou da salvação que eles tiveram por meio de seu relacionamento de fé com ele. Eles tinham certeza da salvação, apesar do fato de que compartilhariam com Ele no sofrimento (Rom. 8:17).

Paulo, entretanto, negligenciou um candidato que pode de fato colocar-se entre o cristão e a salvação. Isto é, a rejeição persistente da fé em Cristo como Salvador e uma indisposição de andar com Ele nos princípios de Deus. Mas mesmo essa rejeição de Seu amor e Sua salvação não nos isolaria de Seu amor.

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *