Discipulado Secreto: Uma Impossibilidade

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“É com o seu coração que você crê e é justificado, e é com a sua boca que você confessa e é salvo.” Romanos 10:10, NIV.

Ontem, observamos que o cristianismo genuíno combina uma experiência religiosa interna e sua expressão externa. Não é apenas crer que Jesus é o Senhor ressuscitado, mas confessar essa fé. Vimos que o interior naturalmente dá expressão nas formas externas. O versículo de hoje continua com esse pensamento.

Com isso em mente, é importante perguntar se é possível ser um crente secreto em Cristo. Essa questão é levantada por passagens como João 12:42, 43, que afirma que muitas das “autoridades judaicas creram em [Cristo], mas por medo dos fariseus não o confessaram, para não serem expulsos do sinagoga: porque amaram mais o louvor dos homens do que o louvor a Deus”(RSV).

Você pode sentir a tensão ao ler o texto. Talvez a maioria de nós o tenha compartilhado. Crer é uma coisa, mas permitir que as pessoas saibam sobre isso é outra – especialmente em contextos sociais em que pode não ser popular ou pode nos custar nossa posição e assim por diante.

Portanto, em João, aparentemente, temos alguns discípulos secretos. Em relação a Romanos 10:10, os líderes judeus em João fazem um interessante estudo de caso. No final, cada um deles enfrentou a impossibilidade do discipulado secreto. Para alguns o segredo matou o discipulado, enquanto para outros o discipulado matou o segredo. Mas os dois não podiam permanecer em tensão para sempre, porque o discipulado secreto é uma contradição em termos.

Nicodemos descobriu essa contradição. No início, ele foi “ter com Jesus de noite” (João 3:2). Mas aquele encontro alimentou o início da fé em seu coração. Na próxima vez que o encontrarmos, ele defenderá Jesus de maneira oculta, que não permite que ninguém saiba que ele começou a crer Nele. Mas ele pagou até mesmo por essa defesa cautelosa, já que alguns o atacaram com a acusação de que ele também deveria ser algum tipo de seguidor (João 7:50-52). Então, com a morte de Cristo, o discipulado finalmente obteve a vitória sobre o segredo, e Nicodemos confessou abertamente sua fé em Cristo. Outros fariseus, entretanto, permitem que seu sigilo atrapalhe seu discipulado.

Como estou esta manhã? Como dizem os jovens: “Eu tenho meu ato junto comigo?” O meu exterior está alinhado com o meu interior?

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *