Um em Cristo

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

10:11-12 “A escritura diz: “Ninguém que crê nele será envergonhado.” Pois não há distinção entre judeu e grego; o mesmo Senhor é o Senhor de todos e concede suas riquezas a todos os que o invocam.” Romanos 10:11, 12, RSV.

Paulo é um amante da Palavra de Deus. Ele não apenas o ama e sabe disso, mas regularmente o cita como autoridade ao apresentar seus vários pontos. A escritura usada em Romanos 10:11 ele também citou em 9:33, mas agora o apóstolo fez uma pequena adição que tem um grande significado. Ele acrescentou as palavras “ninguém” quando escreveu sobre aqueles que não são envergonhados. Isso sublinha a universalidade do povo de Deus. Quando se trata de salvação, não há distinção entre judeus e gentios. Todos os que têm fé verão a salvação de Deus.

Paulo reconhece apenas um caminho para a salvação – fé. Assim como ele demonstrou que não havia diferença no pecado entre judeus e gentios (Rom. 3:22), ele agora diz que não há diferença na salvação. E com esse pensamento, ele voltou ao tema principal dos capítulos 9 a 11 – que Deus escolheu ter misericórdia de todos.

A unidade de judeus e gentios tem sido um tema em Romanos. Em Romanos 1:16, Paulo definiu a tônica de toda a Epístola ao notar que a salvação vem a todos pela fé, “primeiro ao judeu e também ao grego” (RSV). Então, em Romanos 2: 9, ele apontou que os indivíduos de ambos os grupos receberiam tribulação e angústia por fazerem o mal. No versículo 10, ele continua dizendo que os membros de ambos os grupos compartilhariam da glória, honra e paz se fizessem o bem, “porque Deus não mostra parcialidade” (versículo 11, RSV). Novamente em Romanos 3: 9, Paulo aponta que “todos os homens, tanto judeus como gregos, estão sob o poder do pecado” (RSV).

Assim, quando ele retorna à igualdade de judeus e gentios no plano de salvação em Romanos 10:12, ele indica que judeus e gregos devem ter um caminho de salvação porque há um Senhor sobre ambos.

Encontramos uma lição aqui para nossos dias. Diferenças raciais e éticas dilaceraram o mundo e a igreja ao longo da história. Isso é compreensível no mundo em geral, que ainda permanece sob o reinado do divisor. Mas para a igreja é uma traição de sua fé, assim como foi na luta entre judeus e gentios nos dias de Paulo.

Vamos enfrentá-lo – todos nós temos o mesmo problema do pecado, Deus tem a mesma solução para todos nós e compartilhamos o mesmo Senhor. Hoje Deus quer que aprendamos como viver melhor como os irmãos e irmãs que somos em Cristo.

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *