Todos os que Invocam o Nome

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

10:13 “Qualquer pessoa que invocar o nome do Senhor será salva.” Romanos 10:13, TLB.

Você acredita que “cada um” (RSV) e “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”? O que dizer daquelas almas desorientadas de que Jesus falou no Sermão da Montanha? Certamente eles têm invocado o nome do Senhor, mas não serão salvos. Ouça o próprio Jesus sobre o tema: “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no reino dos céus” (Mateus 7:21, RSV).

Encontramos um conflito entre o que Paulo e Jesus nos dizem? Na verdade, não, se examinarmos os contextos das duas passagens. Jesus continua afirmando claramente que somente aqueles que fazem a vontade de Deus estarão no reino, não importa quantos milagres ou outros sinais eles possam ter realizado. Em outras palavras, eles tinham que ter fé que Ele era o Senhor e também obediência exterior à Sua vontade.

O contexto em Romanos já mostrou o mesmo ponto. Notamos há alguns dias que tanto a fé interior quanto a confissão exterior (Rom. 10: 9) andam de mãos dadas e que as pessoas realmente não podem ter uma por um longo período de tempo sem a outra.

O “todo aquele que invoca o nome do Senhor” que “será salvo” em Romanos 10:13 (NVI) é aquele que se encaixa no ensino de Paulo em Romanos 10. Na verdade, eles são aqueles que aceitaram o ensino de Paulo ao longo da epístola. Eles reconhecem que estão sob a condenação da lei, que nada podem fazer para resgatar a si mesmos, que a morte de Cristo por eles pagou o preço da redenção, que a ressurreição de Cristo garante sua ressurreição, que seu batismo simboliza o fim do antigo modo de vida e do começando a andar com Jesus na vontade de Deus, que eles foram totalmente salvos pela graça através da fé, e que eles têm um desejo ardente de confessar a Cristo como Senhor e Salvador. Em seu contexto, o “qualquer um” e o “todos” de Romanos 10: 13 são aqueles que têm fé interior e exterior em Cristo.

Todos esses “serão salvos”, sem exceção, porque invocaram o nome do Senhor de todo o coração, mente e alma. A frase “invoca o nome do Senhor” é importante. É tão importante para o que um cristão é que Paulo o usa em 1 Coríntios 1: 2 para descrever os cristãos. Cristãos são aqueles “que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo” (RSV).

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *