O Imperativo Evangelístico

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“Então, Como eles invocarão Aquele em quem não creram? E como eles vão crer naquele que eles não ouviram? E como eles vão ouvir sem um pregador? Como eles vão pregar a menos que sejam enviados?” Romanos 10:14, 15, NASB.

As quatro perguntas na passagem de hoje nos remetem ao versículo anterior, que observou que “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Romanos 10:13, NVI). Assim, parece que Paulo está dizendo, os pecadores devem invocar o Senhor se quiserem ser salvos. Mas isso levanta uma série de questões que o apóstolo dispara em uma sequência rápida.

Pergunta 1: “Então, como eles invocarão Aquele em quem não creram?” O próprio ato pressupõe um conhecimento prévio de Deus.

Pergunta 2: Mas “como eles vão crer naquele que não ouviram?” As pessoas precisam ouvir sobre Deus antes de poderem crer Nele.

Pergunta 3: “Como eles vão ouvir sem um pregador?” Antes dos dias da mídia de massa, o papel do arauto (traduzido como “pregador” acima) era vital. Nos tempos antigos, o principal meio de transmissão de notícias era a proclamação pública do arauto na praça da cidade ou em outro lugar público. É óbvio que não poderia haver ouvintes sem um arauto.

Pergunta 4: “Como eles vão pregar a menos que sejam enviados?” A palavra “enviado” deriva da mesma palavra que “apóstolo”. Um verdadeiro arauto ou pregador da mensagem de Deus é aquele comissionado por Deus. A função do pregador é transmitir a mensagem que Deus tem para o Seu povo.

John Stott sugere que “a essência do argumento de Paulo é vista se colocarmos seus seis verbos na ordem oposta: Cristo envia arautos; os arautos pregam; as pessoas ouvem; os ouvintes acreditam; os crentes clamam; e aqueles que chamam são salvos”. Com essa linha de lógica, o apóstolo estabelece o fundamento para o evangelismo cristão.

E quem deve ser evangelizado? Judeus e gentios. Mas, dado o contexto de Romanos 9-11, Paulo sem dúvida dirigiu esses versículos aos judeus. Na verdade, Romanos 10:16 deixa isso claro. Paulo demonstrará no restante do capítulo 10 que os judeus realmente ouviram a mensagem do evangelho, mesmo que a maioria tenha optado por rejeitá-la.

Mas ainda um outro lado da questão se aplica a todos os tempos. Deus ainda está enviando homens e mulheres para pregar a mensagem. Eles também precisam ouvir Seu chamado para o evangelismo se quiserem ir. Talvez Deus, ainda hoje, tenha uma mensagem que você precisa entregar pessoalmente a alguém. Ele pode estar ligando para você neste exato momento.

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *