A Diferença Entre “um Javali” e Um Profeta

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“Irmãos, peço que notem bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que vocês aprenderam. Afastem-se deles,” Romanos 16:17.

Romanos 16:17-20 pega-nos de surpresa. Aqui, bem no meio de uma série de saudações cordiais, encontramos uma forte advertência contra os falsos mestres. Por que?

Paulo tinha acabado de falar no versículo 16 sobre o santo beijo da paz, significando a unidade da igreja. Mas ele conhece os problemas causados por dissidentes em algumas de suas igrejas. Sua preocupação com a igreja romana e os perigos potenciais que ela enfrentava trazem a advertência apaixonada que encontramos nos versículos 17-20. Ele quer fazer tudo o que puder para proteger os cristãos em Roma.

Essa preocupação pastoral influenciou os líderes da igreja ao longo dos 20 séculos de história cristã. O Papa Leão X, por exemplo, emitiu uma bula papal contra Martinho Lutero no início dos anos 1500, reclamando que um “javali” estava arrebatando a “vinha” de Deus. Lutero, é claro, não estava fazendo isso. Ao contrário, ele era mais como um profeta do Velho Testamento, chamando uma igreja rebelde de volta às suas raízes bíblicas.

Mas os javalis realmente violam a igreja de vez em quando. É sobre isso que Paulo avisa no versículo de hoje. Se for assim, precisamos perguntar: Como podemos distinguir entre “javalis” destruindo a unidade da igreja e vozes proféticas chamando a igreja de volta à verdade?

Encontramos a resposta em nossa passagem. Paulo observa que aqueles que estão causando o problema estão em desacordo com a doutrina que aprenderam.

Aqui está um teste importante que podemos aplicar a todos os chamados reformadores. Seus ensinos estão de acordo com as doutrinas de Cristo e dos apóstolos refletidas em seus ensinos preservados no Novo Testamento?

Os falsos mestres que encontrei invariavelmente ou enfatizam ideias não enfatizadas na Bíblia ou contradizem categoricamente seus ensinos. Muitos deles aparecem com um punhado de textos e citações e declaram o apóstata da igreja. Mas quando comparamos cuidadosa e sem emoção suas afirmações com os principais temas das Escrituras, eles ficam expostos como javalis em vez de verdadeiros profetas.

As coisas não mudaram muito nos últimos 2000 anos. As advertências de Paulo ainda são importantes hoje. Então é sua solução.

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *