Ainda Há Lobos Entre as Ovelhas

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“Porque esses tais não servem a Cristo, nosso Senhor, e sim a seu próprio ventre. Com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração das pessoas simples.” Romanos 16:18.

Jesus nos advertiu: “Cuidado com os falsos profetas, que vêm disfarçados de ovelhas, e por dentro são lobos vorazes” (Mateus 7:15). No texto de hoje, Paulo diz algo semelhante. Nem todos os que dizem têm a “verdade” realmente têm. Alguns deles são apenas charlatães.

O texto de hoje revela que a motivação de algumas dessas pessoas é satisfazer “a seu próprio ventre”. Aparentemente, esses falsos mestres são sinceros e cuidadosos, mas sua principal preocupação não é Cristo ou a igreja, mas sua própria conveniência e gratificação pessoal. Às vezes, eles buscam fama. Outras vezes, o que procuram é influência ou ganho financeiro. Mas no fundo de tudo está o egoísmo.

Judas condena enfaticamente esses falsos profetas: “Estes são uma vergonha nas vossas festas fraternas, que festejam juntos sem qualquer pudor, pastores que só se alimentam. Nuvens sem água, carregadas pelos ventos daqui para lá; as árvores murcharam como no outono, sem frutos, arrancadas, morrendo uma segunda vez. Ondas violentas do mar, espumando sua própria vergonha; estrelas errantes reservadas para as trevas eternas” (Judas 12, 13).

Não faz muitos anos que um dos programas de televisão mais populares dos Estados Unidos era conhecido pela sigla PTL. O nome oficial em inglês era Praise the Lord [Louvado seja o Senhor], mas antes de seu “pastor estrela” ser preso, muitos começaram a chamá-lo de Pass the Loot [Passe o Roubo]. O programa fazia apelos constantes por mais e mais. Dinheiro, enquanto seus líderes alimentavam “seus próprios ventres”.

Paulo fala não apenas da motivação dos falsos mestres que ele tem em mente, mas também dos métodos que eles empregaram. Eles deliberadamente tentaram enganar os incautos. “E com palavras suaves e lisonjas enganam o coração dos simples.”

Infelizmente, nunca faltou à igreja o tipo de pessoa de quem Paulo fala. Eles sempre querem nos “ajudar”. Eles sempre têm a “verdade”. Eles sempre nos dizem que todos (incluindo a igreja) estão errados, exceto eles. E geralmente são suaves e convincentes. Eles sugerem que, se apenas apoiássemos seu ministério, a verdade seria proclamada e Jesus viria.

Como nos dias de Paulo, o resultado é que alguns crentes sinceros, mas ingênuos, enviam seu dinheiro.

Como nos dias de Paulo, os cristãos precisam ser sábios. Ao dar, receberemos uma bênção, mas Deus espera que sejamos cuidadosos ao dar.

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *