Prevenir é Melhor do que Remediar

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“Pois a obediência de vocês é conhecida por todos; por isso, me alegro por causa de vocês.” Romanos 16:19.

Como, notamos perto do início de nosso estudo de Romanos, a conclusão da carta reflete a saudação de Paulo no início do livro. O mesmo é verdade para a passagem de hoje, que felicita os romanos por sua fiel obediência, que “todos” notaram. Paulo também apresenta essa ideia em Romanos 1: 8, onde agradece ao seu Deus “por todos vós, porque a vossa fé está sendo falada em todo o mundo”.

É evidente que o apóstolo está lidando com uma igreja basicamente sólida. É verdade que eles têm alguns assuntos a resolver, como sua epístola torna evidente; entretanto, em geral, a igreja de Roma é uma congregação saudável. Eles têm fé, e essa fé os leva a andar com Cristo, obedecendo à vontade de Deus. Quaisquer que sejam as dificuldades que a igreja romana possa ter enfrentado, não parece ter sido muito sério.

Esse é o ponto exato ao qual o apóstolo parece estar se referindo em Romanos 16: 17-20. Como um líder sábio, Paulo percebe que prevenir é melhor do que remediar. Que é melhor eliminar um problema de uma vez do que enfrentar suas horríveis complicações depois que ele invadiu a igreja.

Muitas vezes há congregações, ou mesmo denominações inteiras, que permitem que uma situação ruim se desenvolva porque ninguém tem coragem de enfrentá-la; e muitas vezes, como diz William Barclay,

“Quando a situação está totalmente desenvolvida, é tarde demais para lidar com ela. É muito fácil apagar uma faísca, se decidir fazê-lo na hora, mas é quase impossível apagar um incêndio florestal”.

Em Romanos 16:17-20, o apóstolo nos equipa para enfrentar os problemas antes que eles causem danos graves. Primeiro, devemos entender nossa Bíblia e seus ensinamentos (versículo 17). Em segundo lugar, devemos discriminar em vez de ser enganados por aqueles que querem nos enganar (versículo 18). Terceiro, devemos lembrar que a prevenção é altamente preferível do que a cura. E quarto, como Paulo ilustra no versículo de hoje, devemos felicitar sinceramente o povo de Deus quando necessário. Muitos são os que simplesmente demolem, mas Deus está procurando seguidores que possam construir sua igreja.

Querido Pai, ajude-me hoje a ser um cristão disposto e capaz de seguir a estratégia que o senhor estabeleceu através de Paulo para enfrentar as dificuldades. Tanto em minha igreja quanto em meus outros relacionamentos, ajude-me a ser parte da solução, e não a causa do problema. Amém.

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *