Prudentes Como Serpentes e Simples como Pombas

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

Quero que sejam sábios no que diz respeito ao bem e simples no que diz respeito ao mal.” Romanos 16:19.

O versículo de hoje, considerado no contexto, é uma admoestação para evitar as armadilhas de Satanás. Isso nos lembra o que Jesus disse em Mateus 10: 16: “Eu vos envio como ovelhas entre os lobos. Sejam sábios como as serpentes e inofensivos como as pombas”.

De maneira mais geral, a Bíblia diz claramente que os cristãos não se livrarão da presença do pecado e de suas seduções até que Cristo volte novamente. Enquanto isso, se somos “sábios para o bem” e “tolos para o mal”, devemos seguir o conselho de Paulo sobre outras coisas. Anteriormente, ele havia dito aos romanos: “Odeie o mal, siga o bem” (Romanos 12:9). Novamente, ele escreve aos filipenses: “Tudo o que é verdade, tudo o que é honroso, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é bom, tudo o que é de bom nome; se há alguma virtude, se alguma coisa digna de louvor, pense nisso” (4:8).

Com base no que escolhemos, a cada dia construímos nosso caráter. As pessoas se surpreendem com a violência que existe no mundo hoje. Parte dessa violência se manifestou em uma série de tiroteios em escolas nos últimos anos. Mas por que nos surpreendemos, se a comida do dia a dia é diversão e esportes violentos?

Como podemos nós e nossos filhos criar caracteres que enfocam o bem e abominam o mal, a menos que tomemos uma posição consciente para rejeitar os valores da cultura predominante em que vivemos? Como cristãos, precisamos ser mais genuinamente contraculturais. Do contrário, podemos acabar tão inofensivos quanto as serpentes e tão sábios quanto as pombas.

Em contraste com isso, Ellen White escreveu: “A maior necessidade do mundo é de homens que não podem ser comprados ou vendidos; homens que são sinceros e honestos no fundo de suas almas; homens que não temem dar ao pecado seu nome próprio; homens cuja consciência é tão leal ao dever quanto a bússola ao mastro; homens que estão do lado da justiça, mesmo quando os céus caem ”(Education [Educação], p. 54).

Esse tipo de personagem não surge por acaso. É uma construção diária que, como indivíduos, deixamos Deus agir para ser “sábio para o bem e inocente para o mal”.

É por meio de minhas escolhas diárias que determino se serei sábio como uma serpente e simples como uma pomba, ou simples como uma serpente e sábio como uma pomba.

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *