O Que Aconteceu com o Beijo Sagrado?

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“Saúdem uns aos outros com um beijo santo. Todas as igrejas de Cristo mandam saudações.” Romanos 16:16.

Beijo sagrado! Quando foi a última vez que você recebeu um beijo na igreja? Lembro-me de uma vez que recebi um beijo na igreja. Eu estava cumprimentando as pessoas que saíam do santuário, quando uma mulher me beijou na boca. Mais tarde, ele também me pegou de surpresa em frente ao prédio da administração da universidade. Mais uma vez, experimentei seu “tratamento especial”. Após aquele segundo incidente, fiz questão de lembrar sua aparência e olhar para os dois lados toda vez que caminhava pelo terreno da universidade. Temo que sua saudação tenha sido uma perversão do beijo sagrado. Fato que pareceu um beijo muito profano para mim.

Seja como for, as epístolas do Novo Testamento deixam claro que o “beijo santo” era uma prática comum de saudação na igreja primitiva. É por isso que Paulo, na conclusão de 1 Coríntios diz: “Saudai uns aos outros com um santo beijo” (16:20). E Pedro, no final de sua primeira carta, adverte seus leitores: “Saudai-vos uns aos outros com beijo de amor” (1 Pedro 5:14; ver também 2 Coríntios 13:12; 1 Tessalonicenses 5:26).

Podemos estar pensando, por que então não praticamos o beijo sagrado em nossas igrejas hoje? Vários motivos influenciaram a mudança. Uma era que as formas de saudação mudaram com o tempo. Nos dias da igreja primitiva, o beijo era uma forma comum de saudação. Judas usou esse costume para que o grupo que saiu para prender Cristo o identificasse.

Hoje, o aperto de mão, o sorriso caloroso e, mais recentemente, um abraço tomam o lugar do beijo sagrado da igreja primitiva.

E, sem surpresa, uma segunda razão pela qual o beijo sagrado saiu de moda é que, entre alguns crentes, esse costume tendia a ir além dos limites. Clemente de Alexandria (C. 150-C. 215) escreve sobre pessoas que “fazem ressoar as igrejas” com o barulho dos beijos. A seguir, aponta que “o uso desavergonhado do beijo … desperta suspeitas e dá má impressão” (Instructor XI).

É por isso que em alguns grupos o beijo sagrado se degenerou. Ele perdeu seu caráter sagrado e a igreja finalmente parou de usá-lo.

Mas o princípio perdura. Quando as pessoas vão à igreja, precisam receber uma saudação calorosa e genuína. Uma das experiências mais tristes da minha vida cristã foi ter visitado uma igreja estranha sem ter recebido uma saudação, nem calorosa, nem de outra espécie. Esses incidentes me fizeram pensar se eu realmente estava na casa do Deus que nos ama.

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *