Paulo Não Estava Só

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

Timóteo, meu cooperador, manda saudações… Eu, Tércio, que escrevi esta carta, mando saudações no Senhor.” Romanos 16:21, 22.

Mesmo aqui em Romanos 16, Paulo cumprimentou seus conhecidos em Roma (versículos 1-16) e deu-lhes uma advertência firme quanto aos falsos mestres (versículos 17-20). Agora, nos versículos 21 a 23, ele envia saudações daqueles que estavam com ele enquanto ele escrevia.

Algo que aprendemos com essa segunda lista de saudações é que Paulo não trabalhou sozinho. O ministério para ele era um esforço de equipe. Bem, foi assim desde o início de sua missão com Barnabé até o fim de sua vida. Paulo não apenas trabalhava regularmente com outras pessoas, mas também tinha afeto por elas.

De muitas maneiras, essa conexão de afeto encontrou sua maior expressão em Timóteo, a quem Paulo chamou de “meu filho amado e fiel no Senhor” (1 Coríntios 4:17). Aparentemente, o ministério de Paulo envolveu Timóteo e sua família em Listra, vez em que o jovem se tornou aluno ou aprendiz do ministério de Paulo.

A relação entre os dois foi caracterizada por um carinho especial e nos dá um excelente exemplo de como um pastor idoso pode preparar um jovem. “Espero”, escreveu Paulo aos filipenses, “enviar-lhes em breve Timóteo … Não tenho ninguém com o mesmo espírito, que seja tão sinceramente solícito por vocês. Porque cada um busca o que é seu, não o que pertence a Cristo Jesus. Mas você já conhece suas qualidades comprovadas, que como um filho de seu pai, ele serviu comigo no evangelho” (2:19-22).

Na segunda carta aos Coríntios, bem como em Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses e Filemom, Timóteo é mencionado como coautor. E, claro, Paulo escreveu duas cartas muito especiais para seu aluno no Senhor.

Vemos o aspecto pessoal do relacionamento de Paulo com seus colaboradores indicado por permitir que Tércio, que escreveu a carta aos Romanos enquanto Paulo a ditava, acrescentasse suas próprias saudações.

O lado pessoal e atencioso do ministério de Paulo é importante para nós. O apóstolo não era um homem austero que andava sozinho. Ele não era simplesmente um provedor da verdade ou o pastor titular. Não, Paulo era um homem de grande afeto que vivia o amor de Deus enquanto trabalhava com seus irmãos na pregação do evangelho. Com esse carinho, ele modelou Jesus, que manteve uma relação estreita com seus discípulos. Deus deseja que todos nós estabeleçamos relacionamentos amorosos próximos com os outros enquanto trabalhamos para ele.

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *