Um Olhar Final Sobre a Graça

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“A graça de Nosso Senhor Jesus esteja com vocês.” Romanos 16:20.

Graça é uma das grandes palavras dos romanos. Nós o encontramos e | pela primeira vez em Romanos 1: 5, onde Paulo o relaciona com seu próprio apostolado. Então, é claro, ele aparece no centro de como Paulo parece entender a justificação pela fé. O uso da graça na passagem de hoje é a ocorrência final dessa palavra em Romanos.

Algumas das grandes palavras de Paulo em sua carta foram fé, esperança, alegria, paz, justificação, obediência e graça. Claro, eles estão todos interligados. A fé é o meio pelo qual aceitamos individualmente a graça de Deus e nos apegamos a ela. O resultado dessa aceitação é a justificação ou justiça. Outros resultados são paz com Deus, alegria no Espírito Santo e esperança na solução final para o problema do pecado. Paulo também deixa claro que a justificação leva à obediência à vontade de Deus.

Mas no fundo de todas as palavras favoritas de Paulo está “graça”. Sem graça, todas as outras palavras favoritas não têm significado ou conteúdo.

Graça é o próprio fundamento da teologia de Paulo. Em suma, representa o dom gratuito de Deus para aqueles que estão sob o poder ou governo do pecado e sem ele não têm esperança. É a resposta radical de Deus ao problema do pecado. Sem graça, cada pessoa está sob a condenação de uma lei violada. E sem graça toda pessoa que aceitou o sacrifício de Cristo pela fé morreria eternamente.

Mas Deus não dá aos pecadores a morte que eles merecem. Nos dá o que não merecemos: graça, vida eterna. Esse é o evangelho de Paulo.

A graça é tão central que não podemos entender o apóstolo sem compreender essa palavra. Tem mais de uma expressão em nossas vidas. A graça preveniente nos desperta de nossa condição pecaminosa para nossa necessidade de Cristo. A graça justificadora nos perdoa do pecado e nos limpa para que Deus nos veja como se nunca tivéssemos pecado. A graça transformadora nos dá um novo coração e mente para que desejemos viver para Deus e de acordo com seus princípios, em vez de para nós mesmos e de acordo com os princípios do reino de Satanás. A graça santificadora nos capacita a viver expressando o amor de Deus. E a graça escatológica acabará por nos salvar deste velho mundo.

Graça, graça, a graça de Deus. Se pudéssemos perguntar a Paulo, ele nos diria que esse é precisamente o tema de todo o livro de Romanos.

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *