O Mistério Revelado

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“Conforme a revelação do mistério guardado em silêncio desde os tempos eternos, e que, agora, tornou-se manifesto e foi dado a conhecer por meio das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus eterno, para a obediência da fé, entre todas as nações.” Romanos 16:25, 26.

Paulo se refere ao evangelho como “um mistério guardado em silêncio desde os tempos eternos, e agora, tornou-se manifesto … por meio das Escrituras profética.”

Quando nos deparamos com a palavra “mistério” neste momento, geralmente pensamos em algo incompreensível. O conceito bíblico é diferente. Em vez de ser algo que não pode ser compreendido, é antes algo antes oculto, que agora pode ser visto.

Mas talvez possamos nos perguntar. A que mistério Paulo está se referindo? No contexto do livro de Romanos, parece ser o evangelho da salvação do pecado por meio da obra de Cristo.

Talvez estejamos pensando: Paulo não começou o livro de Romanos com uma declaração sobre o “evangelho de Deus, que ele havia previamente prometido por meio de seus profetas nas Sagradas Escrituras” (Romanos 1:1, 2)? O serviço do santuário com seu sistema sacrificial apontava para o sacrifício de Cristo? Como pode ser que o evangelho tenha estado escondido por tantos séculos, se os profetas já o haviam revelado?

A resposta a essas perguntas é que, embora o sistema sacrificial apontasse para Cristo, Cristo era apenas uma “sombra” da verdade. Embora os israelitas pudessem aprender muito com as sombras do que estava por vir, ainda havia muito não revelado sobre como Deus cumpriria seus propósitos em tempo hábil.

Mas quando Cristo veio a esta terra, Ele esclareceu esses mistérios. Como diz o livro de Hebreus: “Deus falou muitas vezes e de muitas maneiras a nossos pais por meio dos profetas. Mas, nestes últimos dias, ele nos falou por meio do Filho” (1:1, 2).

Cristo é a revelação mais completa do evangelho. Enquanto o Antigo Testamento poderia apontar em palavras o que o Senhor faria, Cristo pendurado na cruz e clamando: “Está consumado”, demonstrou em ações concretas o que Deus fez.

Nesse ponto, o mistério que os profetas haviam sugerido e apontado, era totalmente revelado. Como cristãos, estamos em plena luz da cruz.

Querido Senhor, ajude-nos a apreciar essa luz.

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *