Novamente a Obediência da Fé

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“Agora, tornou-se manifesto e foi dado a conhecer por meio das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus eterno, para a obediência da fé, entre todas as nações,” Romanos 16:26.

“Obediência da fé”. Não vimos essas mesmas palavras em outro lugar?

Sim, Paulo os usou no primeiro parágrafo de sua carta a Roma. Falando de Cristo, o apóstolo escreveu que “por ele recebemos graça e apostolado, para a obediência da fé, em seu nome, em todas as nações” (1:5).

Alguns contemporâneos de Paulo ficaram incomodados com a frequência com que o apóstolo enfatizava a graça. Eles ficaram chateados porque pensaram que ele estava negligenciando a lei e a obediência. Muitas pessoas ainda pensam da mesma forma hoje. Se alguém fala de graça livre, eles murmuram imprecações contra a “graça barata”. Além disso, assim como nos dias de Paulo, eles frequentemente se tornam agressivos com os pregadores da graça, tratando-os como apóstatas.

Que novidade! As coisas não mudaram muito desde a época de Paulo, incluindo mal-entendidos em torno da graça.

Mas se seguirmos Paulo, não devemos nos preocupar. Afinal, “graça gratuita” não é o mesmo que “graça barata”. Este último é uma camada sem resposta ou valor, mas a graça gratuita de Deus é a mais valiosa do mundo, porque não só custou ao Filho de Deus sua vida no Calvário, mas exige que a vida egoísta daqueles que a aceitam.

Em Romanos 6, o apóstolo deixa claro que aceitar a graça significa uma transformação total de todo o nosso ser: implica morrer para a vida passada e ressuscitar para uma nova vida com base em novos princípios.

Paulo estava certo. Não ganhamos a salvação pelas obras ou guardando a lei, mas aqueles que são salvos pela fé obedecem. Eles têm a obediência da fé e amam a lei de Deus.

Não é por acaso que esta maravilhosa carta de salvação de Paulo, em seu primeiro e último parágrafos, fala de “obediência da fé.” Este conceito é um dos temas que lida em toda a epístola. A obediência não tem valor fora de um relacionamento baseado na fé, mas dentro desse relacionamento, a obediência é essencial.

Podemos ser gratos pelo ex-fariseu Paulo ter escrito seu livro. Nele, ele nos expôs a alguns dos problemas que enfrentou em sua própria experiência. As questões que Paulo levantou em Romanos deveriam ser tópicos de contemplação para todo cristão todos os dias.

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *