Ano Bíblico 2020 – 217° Dia – O Pecado é Abrangente – Mateus 6:12

Leitura Bíblica: Mateus 6:12

“e perdoa-nos as nossas dívidas,  assim como nós também perdoamos aos nossos devedores;”

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventuranças

Antes de poder fazer essa oração, as pessoas devem reconhecer a necessidade de fazê-la. Elas precisam admitir com franqueza que são pecadoras. “Perdoa-nos as nossas dívidas.”

Muitos membros de igreja falham nesse ponto. Pensam no pecado em termos de ser um bêbado, um assassino etc. Contudo, o pecado é mais amplo que isso. As cinco primeiras palavras para pecado no Novo Testamento mostram que ele infecta e afeta todos os aspectos de nossa vida.

A primeira palavra é harmartia, que significa literalmente “errar o alvo”. O pecado como harmartia é deixar de ser o que poderiamos ter sido. William Barclay ilustra esse ponto como três estágios na nossa vida. Primeiro, vem o tempo em que as pessoas dizem: “Ele fará alguma coisa.” Depois elas podem dizer: “Ele poderia fazer alguma coisa, se quisesse.” E finalmente as pessoas dizem: “Ele poderia ter feito alguma coisa.”

O pecado como harmartia é abrangente. É não ser tudo quanto poderíamos ter sido. E quem não poderia ser um melhor esposo, esposa, empregado, filho, filha e assim por diante?

A segunda palavra para pecado é parahasis, que traz consigo a ideia de ultrapassar a linha que separa o certo do errado. Mais uma vez, o pecado como parabasis abrange vários aspectos em nossa vida. Será que nunca ultrapassamos a linha numa atitude indelicada ou numa palavra ou pensamento descortês?

A terceira palavra para pecado é paraptoma, que quer dizer “escorregar”, igual ao que acontece quando uma pessoa escorrega numa estrada coberta de gelo. Essa espécie de pecado pode ser ilustrada pelo escorregar no temperamento ou nas paixões.

A quarta palavra para pecado é anomia, ou ilegalidade. Esse é o pecado da pessoa que sabe o certo, mas faz o errado. Isto é o que a maioria de nós considera pecado.

A última palavra para pecado é opheilema, que é a palavra usada em Mateus 6:12. Opheilema significa débito, deixar de pagar o que se deve. E ninguém pode alegar que pagou todas as suas dívidas para com Deus.

O pecado é mais abrangente do que imaginamos. Todos precisamos orar diariamente baseados nos conceitos da Oração do Senhor.

Leituras Complementares:

Capítulo 4 – A Verdadeira Motivação

Capítulo 5 — A Oração do Senhor

Sugerimos estes vídeos

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Tags , , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *